UEA vai criar nova lei de cotas depois de decisão do STF

STF decidirá amanhã continuidade ou extinção de cotas da UEA
A UEA argumentou que a política de cotas é baseada no princípio da equidade. Foto: Divulgação
Compartilhe

A Universidade Estadual do Amazonas (UEA) anunciou a intenção de criar uma nova legislação para preservar a cota regional após o Supremo Tribunal Federal (STF) invalidar uma lei que reservava 80% das vagas do vestibular da instituição para estudantes que cursaram o ensino médio integralmente em escolas do estado. O reitor da UEA, André Zogahib, fez o anúncio na sexta-feira (20/10).

Ele esclareceu que o STF não estabeleceu um percentual máximo para as cotas e que isso abre a possibilidade de criar uma nova legislação. A UEA agora concentrará seus esforços na elaboração dessa nova lei, que atenderá à decisão do STF e ao mesmo tempo preservará a política das cotas para estudantes do estado.

Zogahib explicou que a decisão do STF considerou a cota regional constitucional, permitindo que uma nova lei fosse revisada e criada em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), iniciativa do governo estadual.

O subprocurador-geral adjunto do Estado, Isaltino José Barbosa Neto, falou sobre o trabalho realizado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM) desde a decisão do STF pela inconstitucionalidade e as preocupações em relação à proibição das cotas regionais. A PGE-AM conduziu várias diligências em Brasília, em colaboração com a Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF), para defender a possibilidade de cotas regionais por meio de percentuais mais razoáveis, conforme votado pelo ministro Luís Roberto Barroso.

O reitor destacou que a decisão do STF não afetará o Vestibular de Acesso 2024, que está programado para os dias 22, 23 e 24 de outubro, pois o certame foi lançado com base na legislação anterior. A nova lei será construída para entrar em vigor a partir do ano seguinte, com o objetivo de proteger os cidadãos do Amazonas e aqueles que residem no interior do estado.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais