UFPA lança documentários sobre línguas indígenas amazônicas

Foto: Divulgação
Compartilhe

“Entre rios e palavras: as línguas indígenas no Pará em 2021” é o título do documentário lançado no sábado (30/10), às 19h, no canal do Grupo de Estudo Mediações, Discursos e Sociedades Amazônicas (Gedai), do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará (UFPA).

O filme propõe uma discussão sobre as histórias das línguas nativas faladas pelos povos originários amazônicos, o apagamento de algumas delas por parte da colonização e os seus processos de resistência. Além disso, o documentário aborda a revolução linguística que está ocorrendo na região do Baixo Tapajós, onde 12 povos indígenas passaram a ter a língua Nheengatu como nativa.

O documentário ainda discute as relações entre escolas indígenas e as universidades e como instituições de ensino ocidentais tratam a questão linguística originária,  já que muitos jovens indígenas acabam assumindo um grande protagonismo a fim de visibilizar seus idiomas nativos.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais