Última visita do ‘Vivendo o Nosso Centro’ será realizada neste sábado, de 8h às 11h

‘Vivendo o Nosso Centro’, educação patrimonial da prefeitura, terá próximas visitas em setembro
Foto: João Viana/ Semcom
Compartilhe

No próximo sábado (25/11), a série de visitas do projeto “Vivendo o Nosso Centro” será encerrada, com o tour de educação patrimonial com coordenação do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). De 8h às 11h, um grupo de 50 pessoas fará a visita ao centro histórico, percorrendo edificações, ruas e espaços de patrimônio histórico na área central da cidade, fazendo um novo mergulho no programa “Nosso Centro”.

“Sábado teremos a última edição do ano e as vagas são limitadas para termos um melhor desenvolvimento do projeto e dar atenção, para não dissipar com um grande grupo. Quem fez a inscrição e não puder ir, que avise pelos canais para liberar a vaga e que possa ser preenchida por mais pessoas interessadas na visita”, explicou o diretor de Planejamento do instituto, arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro.

A participação é gratuita, mediante inscrição prévia via formulário. O tour acontece sempre aos sábados e teve início em agosto, completando agora oito visitas guiadas.

tour tem coordenação do Implurb, com apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) do Amazonas, da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), e da Comissão Técnica para Implementação e Revitalização do Centro Histórico de Manaus.

O ponto de encontro acontece na praça Dom Pedro II. O diretor de Planejamento participa do tour guiado, mostrando a importância do programa, as intervenções que estão sendo realizadas e os eixos do trabalho, com foco em atrair mais vida, mais negócios e mais história para o território.

“Um desses eixos se encaixa exatamente nas visitas. É necessário conhecer o Centro, a história, o que ocorreu aqui nessa área e as intervenções que estão sendo realizadas para, lógico, vivenciar o espaço, ter este pertencimento. Por isso, o nome do programa ‘Nosso Centro’, porque ele é uma construção coletiva, é de todos”, afirmou Cordeiro.

O circuito passa pelos pontos de obras, mas antes, seu início acontece na praça Dom Pedro II, seguindo para o Museu da Cidade de Manaus (Muma), no paço da Liberdade, e rua Bernardo Ramos. O grupo passa pelas primeiras intervenções do “Nosso Centro” e finaliza a visita com uma ida ao Palácio Rio Branco e à sede do Iphan-AM, localizada nos números 13 a 17 da travessa Dr. Vivaldo Lima, na área portuária da capital.

Em todos os pontos é feita contextualização histórica e arquitetônica com ênfase nos estilos e tipologias e, no caso das intervenções em curso pela prefeitura, a ênfase será no tipo de construção e adaptação ao novo uso.

Horas

A participação garante horas complementares para estudantes de ensino superior e servidores públicos. Para ter direito à declaração de participação, que pode garantir horas complementares conforme o curso superior, os interessados devem realizar as inscrições prévias e assinar a lista de presença no roteiro.

Ao final de cada visita, em até 10 dias úteis, os participantes vão receber um certificado digital de atividade extracurricular complementar, que será enviado para o e-mail informado na pré-inscrição.

Obras

Estão sendo realizadas, atualmente, três obras urbanísticas no Centro: mirante Lúcia Almeida, casarão Thiago de Mello e largo de São Vicente.

Próxima data

25 de novembro (últimas vagas)

Link para inscrição: https://docs.google.com/forms/d/1qD7U1Gc147t8AxHoF5JgKnobExcFvICQzwFC38AD7Zw/edit?usp=drivesdk

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais