Restam apenas quatro dias para o fim das inscrições para a Mesa Redonda sobre “Crise Climática e Prevenção de Desastres no Amazonas”, que acontecerá no dia 28 de abril no auditório do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM).
Promovido pelo Ministério Público de Contas (MPC), com apoio do TCE-AM, o evento tem como objetivo debater sobre políticas públicas voltadas à Defesa Civil e prevenção de desastres naturais, em três horas de debate com a participação de diversas autoridades municipais, estaduais, federais e representantes da sociedade civil.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do link tceam.moodle360.com.br/ead/ enrol/index.php?id=783.
O evento é aberto para líderes comunitários, estudantes, servidores públicos e sociedade em geral e terá transmissão ao vivo por meio das redes sociais do TCE-AM, como YouTube, Facebook e Instagram, com a participação de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Entre os palestrantes confirmados está o secretário-substituto da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wesley de Almeida Felinto, e outros nomes como o secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, e o secretário-executivo de Ações da Defesa Civil, Francisco Ferreira Máximo Filho.
O evento ocorre em meio a recentes casos de alagamentos e desbarrancamentos que deixaram famílias desabrigadas na capital amazonense e a constância de eventos trágicos advindo das enchentes severas em Manaus e municípios do interior do Estado.
A mesa redonda tem como propósito abordar formas de evitar tragédias ocasionadas pelos efeitos da crise climática e discutir o impacto dessas mudanças na região junto aos representantes do poder público.
“Nós, enquanto representantes do poder público, precisamos dar respostas aos cidadãos sobre os perigos que correm e sobre a melhor forma para que esses tipos de tragédias deixem de ocorrer, portanto a roda de conversa servirá justamente para que a sociedade possa ouvir diretamente de seus representantes quais medidas estão sendo tomadas visando a prevenção a desastres e quais melhores métodos de ação durante um evento trágico”, destacou o idealizador do evento, o procurador de contas Ruy Marcelo.
Também estão confirmadas palestras do procurador de contas Ruy Marcelo, idealizador do evento; do prefeito-presidente da Associação dos Municípios do Amazonas, Anderson Souza; do secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Sérgio Fontes, além do defensor público do Amazonas, Rodolfo Pinheiro Bernardo Lobo.