A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) informou que fechou uma parceria com o governo brasileiro para auxiliar no trabalho de recuperação do patrimônio depredado por radicais bolsonaristas em Brasília.
Segundo o G1, a organização vai ajudar no restauro de obras de arte, mobiliário e dos próprios prédios atacados no último domingo (08/01) por terroristas.
Procurada, a assessoria do Ministério da Cultura informou que a pasta receberá “com a maior satisfação toda a ajuda técnica, financeira e de pessoal que a Unesco possa disponibilizar” neste momento.
Segundo Marlova, representande da Unesco Brasil, a organização auxiliará por meio de cooperação técnica, com a oferta do trabalho de seus especialistas em diferentes áreas.
A agência aguarda a conclusão do levantamento dos danos provocados pelos extremistas para definir, junto com o governo federal, quais especialistas poderão trabalhar ao lado de técnicos brasileiros. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) deve concluir um inventário inicial nesta quinta-feira (12/01).