Unidades Móveis de Saúde da Mulher atendem usuárias do Parque Riachuelo e Nova Floresta até esta sexta-feira

Foto: Divulgação / Semsa
Compartilhe

As Unidades Móveis de Saúde da Mulher atendem até esta sexta-feira (20/10) as moradoras das comunidades Nova Floresta, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste, e no Parque Riachuelo, no Tarumã, zona Oeste. As estruturas gerenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) serão reposicionadas e voltarão a funcionar em novos locais em suas respectivas zonas de atuação, a partir da próxima quarta-feira (25/10).

A estrutura itinerante que atende a zona Norte vai continuar ofertando serviços às moradoras do bairro Santa Etelvina na próxima semana, também a partir da quarta-feira. Não haverá atendimento nas três unidades de atenção à saúde da mulher na segunda e terça-feira, 23 e 24/10, em razão das comemorações pelos 354 anos de Manaus.

A estrutura móvel da zona Oeste vai atender, até esta sexta-feira, às usuárias da comunidade Parque Riachuelo, localizada na rua Beija-Flor Vermelho, no bairro Tarumã. Após o deslocamento, a unidade voltará às atividades no dia 25/10, no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, na avenida Brasil, s/nº, no bairro Santo Antônio.

Na zona Leste, os atendimentos da unidade itinerante voltada à saúde da mulher acontecem, até 20/10, na comunidade Nova Floresta, posicionada próximo da escola municipal Divino Pimenta Faleiros, na avenida Topázio, bairro Jorge Teixeira. O conjunto móvel será reposicionado na mesma comunidade, agora na rua Ágatas, bairro Tancredo Neves, onde começa a funcionar na próxima quarta-feira.

A Unidade Móvel de Saúde da Mulher da zona Norte, por sua vez, segue posicionada na rua Dorgival Azarias de Albuquerque, no bairro Santa Etelvina. A estrutura tem previsão de permanecer no local até a sexta-feira, 27/10.

Serviços e procedimentos

 

Inauguradas no final de julho, as Unidades Móveis de Saúde da Mulher ofertam serviços e procedimentos de saúde em bairros e comunidades das zonas Leste, Norte e Oeste, exclusivamente para a população feminina. Os atendimentos ocorrem sempre de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 7h às 17h.

A carteira de serviços das estruturas inclui consultas médicas e de enfermagem, incluindo acompanhamento pré-natal, coleta do exame preventivo, mamografia, exames diversos de ultrassonografia e dispensação de medicamentos, entre outros.

Em pouco menos de três meses de funcionamento, dos dias 25/7 (Norte) e 26/7 (Leste e Oeste) até a quarta-feira, 18/10, as três unidades somam 27.131 procedimentos realizados, dentre eles 2.158 mamografias; 2.694 coletas de exame preventivo; 9.358 exames de ultrassonografia, dos quais 1.436 da mama; e 10.028 consultas, sendo 6.225 médicas e 3.803 de enfermagem.

As estruturas itinerantes integram a estratégia da Semsa Manaus para o fortalecimento das ações de prevenção e promoção da saúde dirigidas ao público feminino, com ênfase no pré-natal e no diagnóstico precoce dos cânceres de mama e do útero, e para a ampliação da cobertura da atenção básica, facilitando o acesso à saúde entre moradoras de áreas mais carentes desses serviços.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais