Dois anos depois do inicio da pandemia, e a ocorrência de pelo menos dois grandes picos de casos de Covid-19, o Governo do Amazonas anunciou na manhã desta quarta-feira (23/03) a desobrigatoriedade do uso da máscara de proteção facial em todo o território Amazonense, incluindo espaços fechados.
O anúncio foi feito pelo Governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil) em um vídeo rápido divulgado nas Redes Sociais. Segundo Lima, a medida foi possível devido aos números descrescentes e controlados dos casos e de mortes por covid. Desde o ultimo dia 11 de março o Governo já havia liberado as máscaras em espaços abertos e também os eventos com algumas restrições.
As autoridades de saúde reiteram que a conclusão do ciclo vacinal é o ponto mais importante para a flexibilização das menidas de prevenção a novos picos de casos de covid-19.
Enquanto boa parte do Brasil já liberou a máscara para lugares fechados, um total de 17 estados; apenas dez não flexibilizaram o uso de máscaras em ambientes abertos e/ou fechados. Bahia, Pernambuco, Roraima, Pará, Sergipe, Amapá, Tocantins, Paraíba, Piauí e Ceará mantêm a proteção contra a covid em locais abertos e fechados.
Outros quatro estados liberaram conforme a porcentagem de vacinados por município. É o caso do Maranhão, Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo.
De acordo com decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), Estados e municípios “possuem autonomia para regulamentar sobre a obrigatoriedade de medidas adicionais relacionadas à Covid-19 em seus territórios, conforme ADPF 672.”
Atualmente, o Amazonas está na fase amarela, de baixo risco para transmissão do novo coronavírus, com redução de 56% na média diária de casos confirmados e, também, de 42% em leitos hospitalares ocupados por pacientes com covid-19.