Uso de máscaras não é mais obrigatório em todo Amazonas

O estudo mostrou ainda, que, no contexto nacional, o volume de vendas no varejo brasileiro recuou 0,4% e 1,4% em maio e junho de 2022
Ministério do Trabalho e setores não chegaram a acordo. Foto: Reprodução
Compartilhe

Dois anos depois do inicio da pandemia, e a ocorrência de pelo menos dois grandes picos de casos de Covid-19, o Governo do Amazonas anunciou na manhã desta quarta-feira (23/03) a desobrigatoriedade do uso da máscara de proteção facial em todo o território Amazonense, incluindo espaços fechados.

O anúncio foi feito pelo Governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil) em um vídeo rápido divulgado nas Redes Sociais. Segundo Lima, a medida foi possível devido aos números descrescentes e controlados dos casos e de mortes por covid. Desde o ultimo dia 11 de março o Governo já havia liberado as máscaras em espaços abertos e também os eventos com algumas restrições.

As autoridades de saúde reiteram que a conclusão do ciclo vacinal é o ponto mais importante para a flexibilização das menidas de prevenção a novos picos de casos de covid-19.

Enquanto boa parte do Brasil já liberou a máscara para lugares fechados, um total de  17 estados; apenas dez não flexibilizaram o uso de máscaras em ambientes abertos e/ou fechados. Bahia, Pernambuco, Roraima, Pará, Sergipe, Amapá, Tocantins, Paraíba, Piauí e Ceará mantêm a proteção contra a covid em locais abertos e fechados.

Outros quatro estados liberaram conforme a porcentagem de vacinados por município. É o caso do Maranhão, Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo.

De acordo com decisão do  Supremo Tribunal Federal (STF), Estados e municípios “possuem autonomia para regulamentar sobre a obrigatoriedade de medidas adicionais relacionadas à Covid-19 em seus territórios, conforme ADPF 672.”

Atualmente, o Amazonas está na fase amarela, de baixo risco para transmissão do novo coronavírus, com redução de 56% na média diária de casos confirmados e, também, de 42% em leitos hospitalares ocupados por pacientes com covid-19.

 

 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais