Vacinação contra gripe inicia em mais outros 55 postos a partir desta segunda-feira, 25

Foto: Divulgação
Compartilhe

A partir desta segunda-feira, 25, outros postos da Campanha de Vacinação contra a Influenza iniciam em mais 55 locais além dos 57 postos já disponibilizados para vacina. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa)  agora distribuiu as unidades nas zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e rural.

Entre as Unidades de Saúde com a oferta da vacina, 38 da Estratégia Saúde da Família (ESF) irão iniciar o agendamento para a imunização da população do território de abrangência. Já as unidades de saúde que são referência para atendimento da Covid-19, mesmo sem colocar em funcionamento a sala de vacina, irão montar postos em locais estratégicos para atender a população, facilitando o acesso ao serviço, como escolas e associações de moradores.

O público-alvo prioritário dos postos de vacina das ESFs são crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, mães no pós-parto até 45 dias (puérperas), trabalhadores da saúde, adultos de 55 a 59 anos e professores. A vacina de idosos a partir de 60 anos continua sendo realizada em domicílio até o dia 5 de junho, conforme determinação do Ministério da Saúde.

De acordo com a chefe da Divisão de Imunização da Semsa, enfermeira Isabel Hernandes, o agendamento das famílias situadas no território das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) para a vacinação será feito com horário pré-estabelecido, evitando filas e aglomeração.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

“As estratégias para a vacinação contra a influenza foram planejadas para reduzir o risco de disseminação da Covid-19, mas as UBSFs também irão receber a demanda espontânea da população que não é cadastrada na Saúde da Família, obedecendo regras de distanciamento social”, informa Isabel Hernandes.

A enfermeira lembra ainda que a orientação é para que os pais e responsáveis compareçam ao posto de vacina levando apenas a criança que será vacinada, os responsáveis deverão estar utilizando máscaras, alerta Isabel.

Postos estratégicos

A campanha contra a influenza também tem como público-alvo pessoas com deficiência, trabalhadores de transporte coletivo, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, profissionais das forças de segurança e salvamento na ativa, e caminhoneiros.

As pessoas que integram os grupos prioritários, conforme orientação do Ministério da Saúde, podem procurar um dos postos de vacinação situados nas Unidades de Saúde, ou instalados em locais estratégicos, como o Parque Municipal do Idoso, localizado no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, funcionando de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Para evitar aglomeração nos postos, a Semsa orienta a população para seguir um cronograma de atendimento, de acordo com o mês de nascimento. Pessoas que nasceram nos meses de janeiro, fevereiro e março devem procurar um posto de vacinação nas segundas-feiras; pessoas nascidas em abril e maio podem procurar a Unidade de Saúde nas terças-feiras; em junho e julho nas quartas-feiras; agosto e setembro nas quintas-feiras; e outubro, novembro e dezembro nas sextas-feiras, seguindo até o final da campanha.

Ao comparecer ao posto de vacina, além do documento de identidade com foto, trabalhadores da saúde devem apresentar também Carteira do Conselho ou documento que comprove a condição profissional; já portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais devem apresentar laudo ou receita médica; pessoas das forças de segurança e salvamento podem apresentar a carteira ou crachá funcional que comprove exercício ativo da profissão; funcionários do transporte coletivo (motoristas e cobradores) apresentam crachá ou contracheque; gestantes, crianças e puérperas precisam apresentar o cartão de vacina e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS); para professores é necessário o crachá ou contracheque; adultos de 55 a 59 anos podem apresentar o RG; Caminhoneiros devem apresentar crachá e contracheque que comprovem o exercício profissional e CNH (C, D e E).

A lista com o endereço dos postos de vacina contra a influenza pode ser acessada no site da Semsa (http://semsa.manaus.am.gov.br).

Calendário para vacinação contra influenza:

DATA NASCIDOS EM:
Segunda-feira JANEIRO; FEVEREIRO; MARÇO
Terça-feira ABRIL; MAIO
Quarta-feira JUNHO; JULHO
Quinta-feira AGOSTO; SETEMBRO
Sexta-feira OUTUBRO; NOVEMBRO; DEZEMBRO

 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!