Vacinação para professores e adultos de 55 a 59 anos inicia na segunda-feira

Compartilhe

Como parte de mais uma fase da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), vai iniciar, na próxima segunda-feira (18), a imunização de professores e adultos na faixa etária de 55 a 59 anos.

A vacina estará disponível em 57 unidades de saúde nas zonas norte, sul, leste, oeste e rural, e a estratégia de vacinação seguirá até o final da campanha, no dia 5 de junho, com um cronograma estabelecido de acordo com o mês de nascimento do público-alvo.

Professores e adultos de 55 a 59 anos que nasceram nos meses de janeiro, fevereiro e março devem procurar um posto de vacinação nas segundas-feiras; pessoas nascidas em abril e maio podem procurar a Unidade de Saúde nas terças-feiras; em junho e julho nas quartas-feiras; agosto e setembro nas quintas-feiras; e outubro, novembro e dezembro nas sextas-feiras, seguindo até a finalização da campanha.

Professores e adultos de 55 a 59 anos que nasceram nos meses de janeiro, fevereiro e março devem procurar um posto de vacinação nas segundas-feiras; pessoas nascidas em abril e maio podem procurar a Unidade de Saúde nas terças-feiras; em junho e julho nas quartas-feiras; agosto e setembro nas quintas-feiras; e outubro, novembro e dezembro nas sextas-feiras, seguindo até a finalização da campanha.

“Entre várias ações conjuntas, Semsa e Semed unem esforços para mobilizar a sociedade para adesão à vacinação contra a gripe e, principalmente, aos professores. Além de se proteger, o profissional também irá contribuir para a proteção de sua comunidade escolar”, informa Dircélia Ortiz, gerente de Ações Complementares e Programas e Especiais (Gacpe).

A vacina disponível na campanha é trivalente e protege contra os vírus da influenza A (H1N1), da influenza B e da influenza A (H3N2). “A intenção é atingir os 15 grupos prioritários para vacinação de influenza até o dia 5 de junho, mas é importante que todas as pessoas que integram o público-alvo da campanha sigam o calendário do mês de nascimento ao procurar uma das 57 unidades de Saúde, evitando aglomerações. Já os idosos a partir de 60 anos, que fazem parte do grupo de maior risco para complicações pela Covid-19, continuam a receber a vacinação nas residências até o fim da campanha”, destaca Isabel.

A lista com as 57 unidades de saúde que estão disponibilizando a vacina contra a influenza, com endereço de cada uma, pode ser acessada no site da Semsa. A Semsa também mantém no Parque Municipal do Idoso, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona centro-sul, um posto para vacinação de rotina e para ações da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza.

“É importante lembrar que a Semsa evitou instalar postos de vacina nas unidades de Saúde que atuam como referência no atendimento aos casos de síndromes gripais e suspeitos de Covid-19, em mais uma medida para minimizar o risco de contágio da doença”, informa a diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae/Semsa), enfermeira Marinélia Ferreira.

Além de idosos a partir de 60 anos, professores e adultos de 55 a 59 anos, a campanha de vacinação contra influenza é direcionada para crianças de seis meses a 5 anos; pessoas com deficiência; gestantes; mães no pós-parto até 45 dias (puérperas); trabalhadores da saúde; portadores de crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; forças de segurança e salvamento; caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo, que devem apresentar crachá e CNH (C, D e E).

“As pessoas que ainda não se vacinaram podem procurar uma das 57 unidades de saúde nas próximas três semanas, até o encerramento da campanha, mas a recomendação é que sigam a ordem do calendário pelo mês de nascimento”, alerta Marinélia.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais