Vaticano inaugura presépio e árvore de Natal

Foto: ANSA / Ansa - Brasil
Compartilhe

Sob chuva, o Vaticano inaugurou nesta sexta-feira (10) a tradicional decoração de Natal, com o presépio e a grande árvore iluminada na Praça São Pedro. Por conta do mau tempo, a cerimônia não ocorreu ao ar livre, mas no interior da sala Paolo VI.

Os dois símbolos do Natal católico foram inaugurados formalmente pelo arcebispo Fernando Vérgez Alzaga e pela irmã Raffaella Petrini, respectivamente, presidente e secretária do Governo do Estado da Cidade do Vaticano.

Também estiveram presentes a delegação da região de Hucanvelica, do Peru, que confeccionou as peças do presépio, e um grupo de representantes da pequena cidade italiana de Andalo, na região do Trentino-Alto Ádige, que forneceu o abeto vermelho de 28 metros e oito toneladas.

Como ocorre tradicionalmente, o papa Francisco não participou da cerimônia de inauguração, mas recebeu as duas delegações em uma audiência especial. Durante a celebração, Francisco alertou sobre como o consumismo acabou tomando a festa religiosa.

“O Natal é isso [referindo-se à celebração especial]. Não vamos deixá-lo ser poluído pelo consumismo e pela indiferença. Os seus símbolos, especialmente o presépio e a árvore enfeitada, nos trazem a certeza que enche o coração de paz, de alegria, pela encarnação de um Deus que se torna familiar: mora com nós e dá esperança para nossos dias. Não vamos viver um Natal falso e comercial”, disse o líder católico aos fiéis.

“Os personagens do presépio, construídos com materiais e roupas características daqueles territórios, representam os povos dos Andes e simbolizam a chamada universal à salvação. Jesus, de fato, veio à terra concretamente para salvar cada homem e cada mulher, de todas as culturas e de todas as nacionalidades”, pontuou ainda.

Francisco ainda afirmou que para que haja um “verdadeiro Natal” é preciso não esquecer que “Deus vem estar conosco e nos pede para cuidar dos irmãos e irmãs, especialmente, dos mais pobres, fracos e frágeis que a pandemia [de Covid-19] pode marginalizar ainda mais”.

A decoração ficará na praça até o dia 9 de janeiro de 2022, quando celebra-se a festa do Batismo do Senhor, com a qual a Igreja Católica encerra o Tempo de Natal. .

Ansa - Brasil

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!