Segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira (10/05), o volume de vendas do comércio varejista do Brasil avançou 1% de fevereiro para março deste ano. Esta é a terceira alta consecutiva registrada pelo indicador, que acumula ganhos de 1,6% no primeiro trimestre do ano.
Em comparação com o mesmo mês do ano passado, o varejo teve alta de 4%, no acumulado do ano (em comparação com o mesmo período do ano passado) foi de 1,3% e de 1,9% nos 12 meses.
O IBGE destaca que o aumento de 1% no volume de vendas de fevereiro para março concentrou-se em seis das oito atividades coletadas: equipamentos e material para escritório informática e comunicação (13,9%), livros, jornais, revistas e papelaria (4,7%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (3,4%), combustíveis e lubrificantes (0,4%), móveis e eletrodomésticos (0,2%) e tecidos, vestuário e calçados (0,1%).
As duas outras atividades que apresentaram queda foram: supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,2%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-5,9%).
Em relação ao varejo ampliado as vendas de veículos e materiais de construção, cresceram 0,7% de fevereiro para março, com a alta de 2,2% no setor de veículos, motos, partes e peças. Os materiais de construção recuaram 0,1%.
O varejo ampliado apresentou ainda taxas de crescimento de 1,1% na média móvel trimestral e no acumulado do ano, de 4,5% na comparação com março de 2021 e de 4,4% no acumulado de 12 meses.