Ganhadora do prestigiado Concurso Internacional Rainha Elisabeth da Bélgica, em 2022, a violoncelista sul-coreana Hayong Choi realiza turnê pelo Brasil entre 28/09 e 15/10, apresentando-se em quatro capitais – Manaus (AM), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP) e Curitiba (PR) -, como solista e recitalista. A turnê, com direção artística de Cristina Barros-Greindl e Fábio Caramuru, tem patrocínio da Coimpa/Umicore, BNP Paribas e Peróxidos do Brasil.
No dia 28/09 às 20h, Hayong Choi abre a turnê em Manaus (AM), dividindo o palco com a Amazonas Filarmônica, no Teatro Amazonas. Sob regência do maestro Luiz Fernando Malheiro, ela interpretará o Concerto Para Violoncelo Em Si Menor,Op. 104, de Antonín Dvořák. O programa da orquestra terá ainda a Abertura Carnaval Op. 92 e a Sinfonia nº 7 em Ré Menor, Op. 70, do mesmo compositor. A apresentação é gratuita – é recomendável ao público chegar com uma hora de antecedência.
Hayong Choi celebrou a conquista do prêmio aos 24 anos de idade. Mestre em Música pela Universidade de Artes de Berlim, também foi aluna na Universidade Nacional Coreana de Artes Myung-Wha Chung e Hyongwon Chang; na Purcell School para Jovens Músicos, na Inglaterra, com Alexander Boyarsky; e na Academia Kronberg, sob orientação de Frans Helmerson e Wolfgang Emanuel Schmidt.
Como solista, já se apresentou com a Kremerata Baltica, a Camerata Salzburg e as filarmônicas de Cracóvia, Olsztyn e Suwon. Além do Prêmio Rainha Elisabeth, a violoncelista acumula também vitórias em concursos internacionais na Polônia, Áustria, Croácia e Alemanha.
Nos dias 5 e 6/10, a violoncelista estará na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte (MG), ao lado da Filarmônica de Minas Gerais, conduzida pelo maestro José Soares.
Em seguida, acompanhada pela pianista Araceli Chacon, faz recitais na Fundação Oscar Americano, em São Paulo (SP), no dia 8/10; e no Auditório Regina Casillo, em Curitiba (PR), dia 10/10. Por fim, a violoncelista apresenta-se com a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, na Sala São Paulo, dia 15/10, sob regência da maestrina Valentina Pellegi.