‘Vivendo o Nosso Centro’ supera expectativas de participantes neste sábado

Foto: João Viana / Semcom
Compartilhe

Com um clima mais ameno neste sábado (14/10), mais de 30 participantes do roteiro “Vivendo o Nosso Centro” fizeram o tour de educação patrimonial pelo centro histórico da capital. Agora, os participantes contam com duas atrações adicionais, as exposições “Chão Velho” e a “3ª Mostra de Arte Indígena: Minha História”.

Em razão da forte chuva da madrugada e da falta de energia em parte do bairro, o tour teve uma inversão no início, com as primeiras interações sendo feitas na praça Dom Pedro 2°, pelo diretor do Museu da Cidade de Manaus (Muma), Leonardo Novellino, e a gerente de Patrimônio Histórico (GPH) do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), arquiteta e urbanista Melissa Toledo.

Para a bióloga e guia de turismo Silvia Alfaia, a visita deste sábado superou suas expectativas em relação aos projetos apresentados e à riqueza do território. “Eu não imaginava que fosse tão rico, assim, um leque tão grande, em tantos assuntos, da fauna à flora, passando pela arquitetura e todo nosso acervo. Acho que precisamos de mais iniciativas como essa para uma dinâmica tão importante e rica”, comentou.

Turismólogo desde 2016, Júlio Sales fez o tour neste sábado e saiu do roteiro com mais informações e conhecimento para sua profissão e para a vida. “No turismo a gente sempre observa, ao visitar um local, não importa quantas vezes, sempre se vai aprender uma coisa nova. Vi os projetos da prefeitura, criando vários ambientes nesta requalificação, para trazer a população de volta ao espaço. Foi bastante interessante ver o projeto que vai trazer novas visões, novos sentimentos, novos ambientes para a população de Manaus visitar e se apropriar também”, disse.

O circuito passa por edificações, bens tombados, praças e ruas, em um tour montado por técnicos do Implurb, com apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), e da Comissão Técnica para Implementação e Revitalização do Centro Histórico de Manaus.

Em outra parada do “Vivendo o Nosso Centro”, o Palácio Rio Branco, o grupo conferiu a “3ª Mostra de Arte Indígena: Minha História”, marcando o início das comemorações do 354º aniversário de Manaus. A mostra é uma realização da Manauscult e do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), reunindo 36 obras de artes de 18 artistas indígenas moradores de Manaus e convidados, formando um conjunto de pinturas de telas, marchetaria, arte digital, moda e artesanato.

Com a inclusão do casario sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), localizada nos números 13 a 17 da travessa Dr. Vivaldo Lima, na área portuária da capital, os participantes finalizaram o tour de hoje no hall do prédio, conferindo a mostra “Chão Velho”.

Produzida pela arquiteta e urbanista Clissia Monteiro e com curadoria de Selma Carvalho, “Chão Velho” apresenta os clássicos ladrilhos hidráulicos que compõem pisos de diversas edificações do centro de Manaus, levando o espectador a fazer uma viagem do presente ao passado. Nas imagens, há pisos desde o Hospital Beneficente Portuguesa até a Santa Casa de Misericórdia, da igreja Nossa Senhora dos Remédios ao Armarinho Montemurro.

Datas

O tour tem edições previstas até novembro deste ano, sempre aos sábados. Partindo da praça Dom Pedro 2°, o circuito visita pontos do centro de Manaus escolhidos a partir de critérios patrimonial, histórico e arquitetônico. Para participar, é preciso se inscrever previamente por meio do link disponibilizado 10 dias antes de cada sábado, no perfil do Instagram do Implurb. O próximo link será aberto no dia 18, para a visita de 28 de outubro. Em novembro haverá tour nas datas de 11 e 25.

O circuito “Vivendo o Nosso Centro” inicia na praça Dom Pedro 2°, seguindo para o Museu da Cidade, no paço da Liberdade, e rua Bernardo Ramos. Na sequência, o grupo faz uma passagem pelas obras do “Nosso Centro”, que serão entregues em dezembro deste ano: mirante Lúcia Almeida, casarão Thiago de Mello e largo de São Vicente. O tour segue pela travessa Carolina e para o Palácio Rio Branco, finalizando na sede do Iphan-AM.

Próximas datas (sempre aos sábados)

28 de outubro

11 de novembro

25 de novembro

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais