‘Voando entre Planetas’ chega às escolas públicas

‘Voando entre Planetas’ chega às escolas públicas
Foto: Reprodução
Compartilhe

A história de dois cosmonautas que buscam incessantemente no espaço sideral vestígios do primeiro mamífero a viajar a órbita terrestre vai encantar as crianças de duas escolas públicas selecionadas para receber o espetáculo “Voando entre Planetas”, da Descartável Cia. Nessa procura, os personagens Eleven e Cindy acabam descobrindo que existem diferenças que dificultam qualquer avanço, mas eles têm que chegar em um grande acordo.

A narrativa parte de Laika, a cadelinha que foi resgatada das ruas de Moscou e depois enviada para a primeira viagem de um mamífero na órbita da Terra, em 1957, em plena Guerra Fria. A primeira apresentação aconteceu nessa segunda (30/10) e a segunda acontece nesta terça (31/10), às 9h da manhã, nas escolas estaduais José Bernardino Lindoso e Belarmino Marreiro, ambas no bairro Novo Aleixo.

O espetáculo infantojuvenil tem direção e dramaturgia de Felipe Maya Jatobá e conta com atuação de Robert Moura e Nicka. A Descartável Cia. nasceu no período pandêmico, da necessidade de incluir a diversidade como pauta principal de suas produções.

A companhia já circulou diversos estados do País com o premiado monólogo “E o Céu Beijou a Boca de Saturno” e, agora, pretende alcançar novos voos voltados para o público infantil da cidade. “’Voando entre Planetas’ é uma forma lúdica de afirmar a diversidade e valorizar as diferenças, respeitando o próximo, rompendo estigmas e promovendo a difusão de um espetáculo inclusivo em espaços de educação e cidadania”, afirma Felipe.

 

Reformulação

Exatamente 1 ano após a sua estreia, a obra ganha novos contornos e um pano de fundo ainda mais maduro, a Guerra Fria. Em 1957, o mundo vivia a tensão entre Estados Unidos e a União Soviética, o que gerou uma disputa sobre quem tem mais domínio da tecnologia, mesmo que isso custasse algumas vidas, como a da cadela Laika.

“Vivemos um momento de muita tensão novamente, agora mais conscientes do papel fundamental da arte no cotidiano. Tentamos mostrar que o diálogo e as soluções pacíficas são as que movem o mundo para um campo mais sensível e humano. Laika foi uma cadelinha de rua que foi sacrificada em nome da ciência, a ela devemos muito”, diz Felipe, ao defender um tema tão difícil aos adultos e apresentado de forma lúdica para as infâncias.

A obra tem classificação indicativa para 10 anos. Todas as apresentações serão gratuitas e com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais. Este projeto foi contemplado pelo edital Prêmio Thiago de Mello 2022 – Novos Talentos, da Prefeitura Municipal de Manaus através da Fundação de Cultura, Turismo e Eventos – MANAUSCULT.

 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais

Iniciar Atendimento
1
Olá bem-vindo ao Portal da Marcela Rosa!

Em que podemos te ajudar? Os nossos serviços são:

- Mentorias em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV.
- Média Training
- Digital Influencer
- Cerimonialista (Português, Inglês e Espanhol)
- Produção de vídeos

Estamos a disposição para atendê-lo, aguardamos você!