O voo Manaus-Bogotá sem escala foi inaugurado nesta segunda-feira (27/03), no Aeroporto Internacional de Manaus, Eduardo Gomes. A nova rota aérea para a Colômbia será operada pela Avianca, em quatro voos semanais com capacidade para até 180 passageiros em cada aeronave da família A320.
A expectativa é atrair mais de 2 mil turistas, por mês, com o novo voo. “Nós reduzimos o ICMS sobre os combustíveis usados na aviação e tomamos essa medida para incentivar a economia, especialmente o turismo, que é uma vocação do nosso estado”, afirmou o governador do Amazonas, Wilson Lima.
De acordo com o presidente da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), Gustavo Sampaio, o novo voo é feito em parceria com a companhia aérea Avianca e o Aeroporto de Manaus, administrado pela Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, membro da rede Vinci Airports.
“A gente (Amazonas) é posicionado geograficamente de uma forma muito positiva, é próximo da Colômbia, dos Estados Unidos que são destinos emissores de turistas para o estado”, ressaltou Gustavo Sampaio.
Para o gerente comercial da Avianca Airlines para a Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, Gustavo Esusy, a rota traz benefícios para amazonenses e colombianos.
“Isso traz muitas oportunidades, principalmente, para o manauara que quer conhecer o mundo. Chegando na Colômbia, ele consegue conectar com a América do Norte, Caribe, México, inclusive a própria Europa. Mas nós enxergamos o outro lado da moeda, aquela que pode trazer turistas para a região, turistas que podem fazer cruzeiros, turistas que vão conhecer a selva, que vão conhecer a cultura, que vão conhecer a gastronomia”, explicou Esusy.
Com a ampliação da malha aérea, o Amazonas tem conexão direta com destinos internacionais para Panamá, Miami, Fort Lauderdale e agora Colômbia, realizados pelas empresas Copa Airlines, Gol Linhas Aéreas e Azul e Avianca.