O Zooparque de Itatiba, no interior de São Paulo, agora é lar de um dos animais mais fofinhos do mundo! O novo morador é o Yoyo, um tamanduá da menor espécie do mundo, que pesa menos de 300 gramas.
Ele foi levado a Itatiba pelo Instituto Tamanduá, no Piauí, após ter sido resgatado debilitado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Segundo o zoológico, atualmente, o Yoyo é o único de sua espécie que está sob cuidados humanos no planeta.
O bichinho pertence ao grupo tamanduaí (Cyclopes didactylus). De acordo com o zoo, os animais dessa espécie não pesam mais que 400 gramas, e Yoyo está com 285 gramas, um peso considerado ideal.
“O animal estava debilitado e provavelmente havia sido retirado da natureza, mas quem o retirou não imaginava que cuidar de um tamanduaí seria tão difícil. O manejo inadequado deixou o animal extremamente magro e com um quadro severo de hipovitaminose e desidratação”, disse o zoo para o G1.
Por ser o único da espécie em cativeiro no mundo, e por ter se habituado à presença humana, comportamento que não é ideal em uma situação de vida livre, ele foi encaminhado pelo Instituto ao Zooparque.
Yoyo ganhou um recinto na área de “maternidade” do zoológico, onde os visitantes podem observar o animal e aprender um pouco sobre a espécie.
“Temos poucas informações sobre a espécie e por isso é necessário mais pesquisas e estudos. Ter ele sob nossos cuidados é o primeiro passo para o projeto de conservação da espécie, além de poder aprender mais sobre a biologia e ecologia do animal, ele será o fundador do programa de reprodução ex situ, o próximo passo agora é conseguir uma fêmea para ele e desta forma termos sucesso na reprodução, para que possamos ter uma população viável para reintrodução na natureza”, conta o zoo.