Ação Social da Fepiam leva inclusão e cidadania a comunidades indígenas do Tarumã-Açu

Foto: Fernando Pimentel/Fepiam
Compartilhe
A Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas (Fepiam) realizou, neste sábado (09/12), a terceira edição do evento ‘Ação Social Indígena: Inclusão e Cidadania’, uma iniciativa de assistência social aos povos tradicionais, agora na Cidade das Luzes, no bairro Tarumã-Açu, zona centro-oeste de Manaus. A ação foi realizada em parceria com órgãos e institutos estaduais, promovendo atividades de atendimento de inclusão, cidadania e bem-estar.

“Trabalhamos para garantir que todos os indígenas tenham acesso aos direitos e às oportunidades que lhes são devidos. Agradecemos a parceria de todos os órgãos e institutos envolvidos na ação, que contribuíram para que ela tivesse êxito”, afirma o diretor-presidente em exercício da Fepiam, Carlos Alexandre.

As ações impactam positivamente a vida dos indígenas com inclusão e cidadania na região, que reúne mais de 30 etnias, como Munduruku, Mura, Saterê-Maué, Kokama, Tikuna, Pankararu, Kambeba e Piratapuia.

A atividade faz parte de uma colaboração entre a Secretaria de Direitos Humanos, Justiça e Cidadania (Sejusc-AM), a Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), o Instituto Missão Integral Brasileiro Renascer (Imibre), o Instituto Joana Galante, a UEA Cidadã, a Trupe do Sorriso e a UBS Carreta da Mulher.

A iniciativa prestou diversos serviços, como a emissão de segunda via de certidão de nascimento, a obtenção da carteira do artesão, o cadastro para oportunidades de emprego, orientação sobre a carteira de trabalho digital, informações relacionadas ao seguro desemprego, agendamento para a emissão do título de eleitor, atendimento na Carreta da Mulher e a distribuição de 300 mudas de plantas.

“Acreditamos que ações como esta são fundamentais para a promoção da inclusão e da cidadania dos povos indígenas. Elas contribuem para que os indígenas tenham acesso a direitos básicos, como educação, saúde e trabalho. Agradecemos à comunidade Cidade das Luzes, que recebeu a ação com muito entusiasmo”, afirma o diretor-técnico da Fepiam, Joabe Leonam.

Também foram oferecidas ações voltadas ao bem-estar, como corte de cabelo, design de sobrancelha, massoterapia e tratamentos estéticos, incluindo limpeza de pele e maquiagem. Além disso, foram realizadas medições de pressão arterial e glicemia, consultas com optometristas, serviços ópticos, consultas médicas e atendimento de enfermagem em diversas áreas.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais