A vacina contra a Covid-19 será ofertada no período de segunda a sexta-feira, 11 a 15/12, em 74 unidades da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A população a partir de seis meses de idade pode ter acesso às doses nos estabelecimentos de saúde que funcionam no horário regular, das 8h às 17h, e nas nove unidades que atendem na modalidade de horário ampliado, das 8h às 20h.
A subsecretária de Gestão da Saúde em exercício, Aldeniza Araújo, reitera o compromisso da Semsa em ampliar o acesso aos imunizantes, disponibilizando as vacinas em unidades distribuídas em todas as zonas geográficas da capital.
“Mas é essencial que a população compareça nas unidades para se proteger das formas graves da infecção, que comprometem a saúde e podem até levar à morte”, assinala.
A Semsa orienta que os usuários apresentem documento oficial de identidade com foto, CPF ou Cartão do SUS para receber o imunobiológico. As crianças menores de 12 anos devem estar acompanhadas dos pais para receber as vacinas Pfizer Baby ou Pfizer Pediátrica, conforme a idade.
Aldeniza Araújo explica que das 74 unidades que ofertam a vacina contra a Covid-19, há 14 voltadas exclusivamente para as crianças menores de 5 anos, e 35 estabelecimentos de saúde direcionados à faixa-etária de 5 a 11 anos.
A lista completa dos estabelecimentos de saúde da Semsa que ofertam a vacinação está disponível em bit.ly/localvacinacovid19, trazendo endereços, horários de funcionamento e públicos atendidos em cada local.
Para ter o esquema vacinal completo, os usuários devem receber a 1ª e 2ª doses do esquema primário, mais dose de reforço, observando o intervalo de quatro meses entre aplicações. Na plataforma Imuniza Manaus (imuniza.manaus.am.gov.br), é possível consultar a situação vacinal, com prazos e doses a receber, bastando informar o número do CPF.