Manaus recebeu, nesta quinta-feira, 14/12, uma comitiva do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) para uma visita técnica ao Serviço de Acolhimento Indígena Venezuelano Warao Tarumã-Açu, na zona Oeste de Manaus.
O objetivo foi avaliar, discutir e vistoriar os serviços ofertados no desenvolvimento das políticas públicas da gestão municipal na garantia dos direitos de refugiados, migrantes e apátridas atendidos pela Rede de Proteção Social do município.
A coordenadora em exercício do abrigo, Sabrina Marques, ressaltou a importância da visita para que possam observar os atendimentos prestados e verificar as necessidades da gestão para a execução da política de atendimento a famílias refugiadas.
“A importância da visita é para que o MDHC possa verificar a realidade dos migrantes, para que verifiquem como é feito o acolhimento e vejam as necessidades dos acolhidos” disse Sabrina.
Alex Vargem, diretor de Promoção dos Direitos Humanos, da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, explicou que a visita é uma forma de consolidar um trabalho que já é realizado na região e que já serve de referência a outros polos migratórios do país.
“Para nós, é muito importante pensarmos na acolhida para migrantes e refugiados, em especial migrantes indígenas warao, e vermos como os estados e municípios os recebem, como estão os mecanismos de acolhimento, empoderamento e fortalecimento de direitos, que é um dos eixos que temos na nossa diretoria, por meio da Coordenação de Promoção de Direitos das Pessoas Migrantes e Apátridas. Enquanto Governo Federal, estamos articulando e monitorando essas ações, no sentido de potencializar os serviços que podem ser oferecidos aos migrantes, então é uma honra poder avaliar o município de Manaus e verificar que ele ainda segue inspirando outros municípios”, afirmou.
Visita Ministerial
A programação da comitiva do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania em Manaus continua nesta sexta-feira, 15/12, acompanhando, das 8h às 12h, um Mutirão de Cidadania promovido pela Semasc e voltado para o atendimento de pessoas em situação de rua dos bairros Colônia Oliveira Machado e Educandos, na zona Sul.
A partir das 15h, a equipe ministerial se encontrará com as organizações governamentais e da sociedade civil que trabalham em prol dos direitos humanos e da cidadania no município de Manaus, em um encontro oficial realizado na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, na zona Centro-Sul.