No “Repórter Cultura”, programa que vai ao na TV Cultura na próxima sexta-feira (26) e domingo (28), às 19h, Leão Serva entrevista Paulo Coelho. Na reportagem, o correspondente em Londres e Diretor Internacional de Jornalismo da TV Cultura, aborda a nova sede da Fundação do autor e de sua esposa, a artista Christina Oiticica.
A instituição, que agora fica na cidade velha de Genebra, na Suíça, se dedica a apoiar obras sociais, inicialmente no Brasil, e agora também na Suíça e no mundo.
A matéria mostra que a Fundação ampara obras sociais que ajudam, por exemplo, crianças com câncer. Além disso, destaca que uma das devoções de Paulo Coelho é a Irmã Dulce, também conhecida como Santa Dulce dos Pobres.
O escritor conta que a freira o ajudou na cidade de Salvador, quando ainda era jovem. Era para Irmã Dulce que Paulo Coelho pedia dinheiro para voltar para casa, no Rio de Janeiro. Na instituição há, inclusive, uma capela dedicada à santa.
O prédio da nova sede ainda reúne a “memória” do casal fundador, isto é, o arquivo e as edições de livros do escritor Paulo Coelho e as obras da artista plástica Christina Oiticica.