Djavan completa 75 anos

Djavan é dono de uma versatilidade musical que viaja do samba ao soul, ao funk e ao flamenco. Foto: Divulgação
Compartilhe

Djavan completou 75 anos,  neste sábado (27/01). O cantor alagoano é um dos poucos artistas brasileiros a superar um bilhão de execuções em áudio e vídeo nas plataformas digitais.

Fruto de sucessos como a faixa “Se”, líder com 135 milhões; “Oceano”, com 96 milhões; e “Sina”, com 44 milhões. O bamba iniciou carreira na era dos compactos, bem antes de a internet reinventar a comunicação, a indústria fonográfica e o consumo.

O trabalho do artista transita com desenvoltura por diversas tendências da MPB, com destaque para a voz afinada e o violão peculiar.

Djavan at the Opening Festival on T.V Globo, 1975

Djavan mescla inúmeros estilos, entre eles o jazz, o blues, o samba e a música flamenca, com grande influência da música regional nordestina. Dentre suas canções mais conhecidas, destacam-se: “Sina”, “Flor de Lis”, “Lilás”, “Pétala”, “Se”, “Nem um dia”, “Serrado”, “Eu Te Devoro”, “Oceano”, “Açaí”, “Samurai” e “Meu bem querer”.

Sua mãe, entoava canções de Angela Maria, Dalva de Oliveira e Orlando Silva. Djavan por pouco não se tornou um jogador de futebol. Entre os 11 e 12 anos, dividia seu tempo e sua paixão entre o jogo de bola nas várzeas de Maceió e o equipamento de som quadrafônico da casa de Dr. Ismar Gatto, pai de um amigo de escola.

Djavan , 1981 . | Djavan, Mpb

Da primeira paixão, despontava como meio-campo no time juvenil do CSA (Maceió), onde poderia ter feito até carreira profissional. Aos 23 anos, chega ao Rio de Janeiro para tentar a sorte no mercado musical.

Trabalhou como crooner de boates famosas como a Number One e 706. Com a ajuda de Edson Mauro, radialista e conterrâneo, conhece João Araújo, presidente da Som Livre, que o leva para a TV Globo.

Passa a cantar trilhas sonoras de novelas, para as quais grava músicas de compositores consagrados como “Alegre Menina” (Dori Caymmi, com letra de Jorge Amado), da novela Gabriela, “Qual é” (Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle), da novela Os Ossos do Barão, e “Calmaria e Vendaval” (Toquinho e Vinícius de Moraes).

DVD] Djavan - Ao Vivo (2000) - YouTube

 

A década de 2000 foi inaugurada pelo primeiro Grammy Latino do músico, prêmio que ele voltaria a ganhar em 2011, 2015 e 2016. Sua independência musical, iniciada com Novena, viu seu ápice com a fundação, em 2004, da gravadora Luanda Records, pela qual lançou os álbuns Vaidade (2004), Na pista, etc. (2005), Matizes (2007), Ária (2010) – primeiro álbum de Djavan focado na interpretação de outros compositores –, Rua dos amores (2012), Vidas pra contar (2015), Vesúvio (2018) e D (2022).

 

Nem um Dia — Djavan | Last.fm

 

 

Djavan - Num Mundo de Paz (Clipe Oficial) - YouTube

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais