Dez Unidades do município, de Saúde da Família (USFs), estão participando do programa Unidade Amiga da Primeira Infância (Uapi), uma estratégia do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que compreende o apoio técnico, o monitoramento e a mensuração de resultados de unidades de saúde e educação para fortalecer os cuidados à primeira infância.
O programa Unidade Amiga da Primeira Infância tem a proposta de, a partir da intersetorialidade, aperfeiçoar as iniciativas de proteção às crianças. No campo da atenção primária, que em Manaus é gerenciada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a parceria com o Unicef prevê reforço na capacitação das equipes e aprimoramento das ações de promoção, prevenção, diagnóstico e acompanhamento do desenvolvimento da primeira infância, de zero a seis anos de idade, ações que já integram a rotina das equipes da Semsa.
O secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, destacou que a parceria é muito bem-vinda e vai ao encontro do compromisso da atual gestão, que tem marcado sua atuação com ações e programas que asseguram o pleno desenvolvimento infantil.
“A Semsa tem se destacado na garantia da assistência à saúde para crianças e adolescentes, e isso quer dizer que há um esforço concentrado em ampliar o acesso ao pré-natal, facilitar o acesso à imunização, promoção da saúde bucal e outras iniciativas que têm o objetivo de garantir que a criança se desenvolva com saúde. A parceria com o Unicef vai fortalecer ainda mais esse compromisso”, sintetizou o secretário.
Como parte do planejamento que formaliza a adesão ao programa, representantes da Semsa e do Unicef estão cumprindo uma agenda de visitas às unidades de saúde para orientar e esclarecer dúvidas sobre o programa.
A ida aos dez estabelecimentos de saúde, sendo dois em cada Distrito de Saúde (Disa), tem o objetivo de possibilitar que os representantes do Unicef conheçam os serviços, esclareçam suas dúvidas e reforcem os vínculos com as equipes. Na próxima terça-feira, 18/6, o ciclo de visitas se encerra com o acompanhamento da rotina nas USFs de Fátima e Livramento, gerenciadas pelo Distrito de Saúde (Disa) Rural.
Critérios
A chefe do Núcleo Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, Janaína Sá Terra, explica que Manaus aderiu à Uapi em janeiro deste ano, iniciando o ciclo com dez estabelecimentos de saúde. Ao longo de um ano, as USFs serão acompanhadas, orientadas e apoiadas em indicadores de cuidados à saúde de gestantes e crianças até seis anos. Ao final do ciclo, uma vez que os indicadores forem alcançados, o estabelecimento de saúde será certificado com o selo da Uapi.
“Esses indicadores avaliam a dinâmica do território em que a unidade está inserida, considerando suas singularidades e complexidades. Podemos citar o acesso ao pré-natal, puerpério e período neonatal, ações para melhoria do estado nutricional das crianças, a promoção do aleitamento materno exclusivo até seis meses de idade e o esforço para vacinar crianças menores de cinco anos de idade, como exemplos de parâmetros a serem atingidos por essas unidades. Estamos confiantes em um bom resultado”, acentua Janaína.
Unidades
Para avaliar o desempenho das unidades o Unicef se baseia no modelo de Gestão Baseada em Resultados, que considera as demandas do território e a partir destas, elabora estratégias para que os indicadores sejam atingidos.
Pelo Disa Norte, as USFs Sálvio Belota e Prefeito Amazonino Mendes estão participando do programa. Já no Disa Leste, as USFs Lago do Aleixo e Amazonas Palhano aderiram ao Uapi. Na área de abrangência do Disa Oeste, participam as unidades de saúde Parque das Tribos e Deodato de Miranda Leão, enquanto no Disa Sul, as unidades Benedito Almeida e Dr. Luiz Montenegro aderiram à iniciativa. Na zona rural, as USFs de Fátima e Livramento participam do projeto.