Ainda amargando prejuízos da pandemia, Bares e restaurante têm crescimento em 2022

80 restaurantes e bares do Amazonas participaram da pesquisa Foto: reprodução
Compartilhe

Quase dois anos após o começo da pandemia, bares e restaurantes ainda enfrentam dificuldades para operar no mercado. A Abrasel fez um levantamento com mais de 1200 respostas em todo o país, no Amazonas cerca de 80 estabelecimentos participaram desta pesquisa, entre os dias 25/03 e 04/04.

A pesquisa registra que metade das empresas da alimentação fora do lar tiveram resultado melhor em fevereiro de 2022 do que no mesmo período de 2021, mas um número expressivo, 35%, tem atraso no recolhimento do Simples Nacional, podendo perder o enquadramento se não conseguir efetuar o parcelamento dos débitos.

Mesmo com número ainda alto realizando prejuízo, quase metade (46%) diz ter obtido resultado melhor em fevereiro de 2022 em comparação a fevereiro de 2021. (26%) trabalharam com prejuízo em fevereiro. O índice é melhor que a média nacional (38%). Outros (26%) afirmam ter lucro e (36%) apontam estabilidade. O número também é melhor do que janeiro, quando (37%) disseram estar fazendo prejuízo.

Para Rodrigo Zamperlini, “A boa notícia é que metade das empresas teve aumento do faturamento em fevereiro de 2022, quando comparado com o mesmo período de 2021, o que pode sinalizar uma tendência de melhora ao longo do ano. O delivery é praticado por 3 em cada 4 empresas, demonstrando a força dessa modalidade na composição das vendas dos estabelecimentos da alimentação fora do lar. Por outro lado, registraram prejuízo 1 em cada 4 empresas em fevereiro de 2022 e 35% do total dos entrevistados disseram ter parcelas em atraso do simples nacional, o que pode acarretar a perda deste enquadramento tributário diferenciado”, afirma o presidente da Abrasel no Amazonas.

O quadro faz com que 35% das empresas que estão no simples nacional estejam com parcelas atrasadas. Uma parte pretende aderir ao Relp, programa de refinanciamento. Elas têm até o dia 29 de abril para resolver pendências e viabilizar sua adesão ao programa para renegociar os débitos, estejam elas ou não inscritas na dívida ativa. A pesquisa mostra que 18% dizem não ter como aderir ao Relp até esse prazo.

Delivery
O levantamento da Abrasel também mediu a questão do delivery. Quase quatro em cada cinco (76%) estabelecimentos consultados fazem entregas de refeições – 14% disseram não fazer e 10% informaram ter começado a operar o serviço, mas desistiram. Entre os que fazem, mais de um terço (39%) passou a fazê-lo após o começo da pandemia e 79% operam o delivery por meio de uma plataforma de entregas, como os aplicativos, combinada ou não a canais próprios, como site, telefone e WhatsApp. Entre estes, há um domínio absoluto do iFood: 75% disseram ter entregas feitas por esta plataforma.

A pesquisa também mediu o efeito do encerramento das operações da Uber Eats do mercado nacional de delivery de refeições. Antes disso, 30% das empresas disseram ter realizado entregas pela plataforma. Após a saída, para 75% dos respondentes, o iFood foi o principal beneficiado com aumento de vendas, que antes eram realizadas pelo Uber Eats.

Fonte : Abrasel AM

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais