Aconteceu hoje a primeira edição do “Amazon Connections”, evento que reuniu os ecossistemas de inovação de Manaus e Taiwan, na Ásia Ocidental. O encontrou ocorreu no Casarão da Inovação Cassina, no Centro.
A iniciativa inédita é uma realização do Innovation Studio, em parceria com a Taiwan Trade Center do Brasil (TAITRA) e a InnoVEX Taiwan, a segunda maior exposição exclusiva para startups do mundo, que ocorre dentro da feira Computex Taipei, em Taipei, capital de Taiwan.
O “Amazon Connections” reuniu empresas investidoras, startups, incubadoras, aceleradoras, institutos de ciência e tecnologia, e empresas de consultorias. Segundo o titular da Semtepi, Radyr Júnior, o evento está incluindo Manaus em cidades que têm interesse em investir em tecnologia e inovação.
“Nós estamos dando início ao calendário de eventos de inovação do Casarão Cassina, que é um marco na nossa cidade. É muito importante conectar Manaus aos ecossistemas de inovação mais desenvolvidos. Isso pode agilizar o desenvolvimento tecnológico e acelerar o desenvolvimento do ambiente de negócios”, afirmou Radyr.
A programação incluiu o lançamento da plataforma “Innovation Studio”, que vai criar conexão entre o ecossistema local e o de Taiwan, através do Taiwan Trade Center do Brasil (Traitra), com o objetivo de acelerar startups do Brasil e também de outros países.
“Dentro dessa plataforma que estamos lançando, será possível fazer aceleração de startups de fora do Brasil para dentro, ajudando a criar um nível de maturidade maior. Além disso, as nossas aceleradoras terão a oportunidade de se internacionalizar, dando escalabilidade a muitas startups que estão surgindo aqui na capital”, afirmou Eric Muniz, CEO da Innovation Studio.
Pelo menos 20 representantes de startups são esperados no demoday, além de cinco empresas investidoras.
“O conceito de ecossistema vem da biologia, que consiste na união de vários seres para levar o ambiente para cima. Com a inovação é igual, começando com startups e indo até importantes investidores e grandes empresas que trabalham juntos para que todos cresçam. Esse é o nosso objetivo”, explica Nicole Amorim, uma das organizadoras do evento e CMO da VB92 Launch Hub, primeira Venture Builder focada na região amazônica.
O ‘Amazon Connections’ também será uma versão pocket da feira InnoVEX, que acontecerá em junho em Taiwan, onde as startups locais podem se projetar para o cenário internacional. O diretor acrescenta ainda que o foco do ‘Amazon Connections’ são novos negócios ligados às Tecnologias da Informação e Comunicação, um setor em desenvolvimento na Amazônia.
“Taiwan concentra muitos líderes de mercado no setor de componentes para produtos eletrônicos, sejam semicondutores ou componentes discretos, e tem sido berço de muitas empresas globais. Concentra também algumas das maiores feiras da Ásia. Entre elas, a Computex, junto da qual ocorre a InnoVEX, que concentra muitas startups e investidores. E aqui está uma grande oportunidade de projetarmos a nível mundial as nossas empresas de tecnologia, uma vez que empresas e investidores de todo o mundo estarão lá”, afirma.
O Amazon Connections é uma realização do Innovation Studio, Instituto Creathus, Marinho Comércio Exterior, Innatus Hub, Taiwan Trade Center do Brasil (TAITRA), VB92 Launch Hub e FIP FIEAM, Instituto Conecthus, CITS, Venture HUB, APDM e Central Clipping.