Bolsonaro diz ter pedido a ministro da Educação para preparar volta às aulas no País

Compartilhe

O presidente Jair Bolsonaro afirmou na noite desta quinta-feira, 17, que pediu ao ministro da Educação preparar a “volta às aulas” no País, interrompidas por conta da pandemia do novo coronavírus. Sem entrar em detalhes, ele disse que a ideia é a pasta apenas orientar como deve se dar a retomada das atividades educacionais, uma vez que a decisão sobre quando as escolas poderão funcionar novamente é de Estados e municípios.

“Hoje mandei mensagem até para o ministro Milton (Ribeiro), da Educação, para se preparar, começar a orientar, já que a decisão não é nossa, essa orientação é dos governadores e prefeitos para que se volte às aulas no Brasil. É inadmissível, perdemos o ano letivo”, disse durante live semanal no Facebook. Segundo Bolsonaro, o Brasil é o país que está há mais dias sem aulas.

Mais cedo, em audiência com parlamentares, o ministro da Educação afirmou que a pasta irá distribuir R$ 525 milhões a escolas para preparar o retorno às aulas. Ribeiro disse que o valor deve beneficiar 116,75 mil escolas públicas e 36,85 milhões de alunos.

A ideia, segundo ele, é que o recurso sirva para a compra de produtos de higiene desinfecção e reformas das unidades de ensino. A pasta ainda promete lançar um protocolo de biossegurança, como já foi elaborado para a educação superior.

Conheça nossos serviços

– Mentorias
– Media Training
– Digital Influencer
– Cerimonialista
– Produção de Vídeos
– Curso – Método da Rosa

Bolsonaro também criticou sindicatos de professores e afirmou que quase todos são compostos por um pessoal de “esquerda radical”. “Para eles está muito bom ficar em casa. Por dois motivos: primeiro que para eles, do sindicato, não trabalha, fica em casa. E outro: colabora para que a garotada não aprenda mais coisas.”

Volta às aulas em Manaus

Em Manaus no início do mês de agosto, dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FV-AM) mostraram que a volta às aulas na rede estadual para alunos do ensino médio já resultou em alta de contaminações.

Devido ao aumento de casos no estado, na segunda-feira,14, o governador Wilson Lima afirmou que não há previsão para o retorno das aulas do ensino fundamental. “A gente ainda não fez pois precisamos ter a segurança necessária. O que a gente percebe ainda é que há muita gente fazendo aglomerações, sobretudo em festas particulares, e isso causa grande preocupação à nossa Fundação de Vigilância em Saúde. Por isso, vamos segurar um pouco mais.” afirmou Lima.

A previsão do governo era que a volta do alunos ocorresse 15 dias depois das aulas do ensino médio retornarem, em 10 de agosto.

Escolas em São Paulo voltam dia 7 de outubro

A Prefeitura de São Paulo permitiu a volta de atividades presenciais extracurriculares em escolas públicas e particulares a partir do dia 7 de outubro. A decisão, como antecipou o Estadão, foi anunciada em coletiva de imprensa do prefeito Bruno Covas (PSDB) nesta quinta-feira, 17. O retorno não é obrigatório para escolas nem para as famílias e valerá para todo o ensino básico (0 a 17 anos).

O ensino superior foi liberado para voltar com aulas. Já nas escolas, o retorno está previsto para 3 de novembro. Colégios e faculdades da capital estão fechados desde março, como forma de frear a transmissão do novo coronavírus.

*Redação e Estadão Conteúdo

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais