Conselho de Manejo Florestal do Brasil prevê mudanças no setor ambiental no Dia Internacional das Florestas

Área de floresta certificada - FSC
Compartilhe

No dia 21 de março é celebrado o Dia Internacional das Florestas, data escolhida pela ONU (Organização das Nações Unidas) com o objetivo de ressaltar a importância dos ecossistemas naturais na manutenção das condições de vida no planeta. O FSC Brasil aproveita o ensejo para reforçar o papel fundamental do manejo florestal responsável como alternativa sustentável de produção que, além de promover a conservação dos recursos naturais, contribui para a manutenção de conhecimentos tradicionais dos povos que vivem nas e das florestas.

As florestas brasileiras, nativas e plantadas, são fundamentais para a preservação de uma rica diversidade de fauna e flora e a sobrevivência de milhares de pessoas. Estimular uma renovação de hábitos, portanto, é essencial para recuperar e preservar esses ecossistemas, ainda mais importantes agora, diante da urgência climática.

“Aqui no Brasil, duas tendências significativas – e animadoras – sentidas nos últimos anos em relação à certificação são o crescimento na participação de pequenos e médios produtores e a diversificação além da madeira”, avalia Daniela Vilela, diretora executiva do escritório nacional do FSC. Os procedimentos de serviços ecossistêmicos, as certificações de subprodutos da madeira, como lignina e licor negro, e de produtos não madeireiros, como açaí, castanha e óleos, são exemplos desse olhar mais amplo, profundo e necessário para a floresta.

Apesar da deterioração da reputação do Brasil na área ambiental, com alta nas taxas de desmatamento, Daniela afirma ver uma pressão positiva de importadores e consumidores mais conscientes por produtos mais sustentáveis. Além disso, a implementação cada vez mais difundida dos conceitos ESG nas empresas amplia a adoção e criação de melhores práticas produtivas no país. Mais fiscalização e estímulos diversos, como subsídios, investimentos em infraestrutura e compras sustentáveis, também podem alavancar essa transformação.

“Infelizmente, ainda hoje, a concorrência desleal da ilegalidade existe”, afirma Daniela. “É claro que um produto certificado tende a custar mais caro do que outro que não leva em consideração diversos custos que, no final das contas, todos nós acabamos pagando com juros no futuro”, explica. “A data é simbólica, mas extremamente poderosa para relembrarmos a correlação que existe entre a nossa sobrevivência e as nossas atividades, inclusive como consumidores, com qualquer coisa que aconteça com as florestas”, diz a executiva.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais