Para (re)construir a história de Oscar Niemeyer, o maior ícone da Arquitetura Moderna Brasileira, o filme “Niemeyer – A Vida É Um Sopro”, se inspira na clareza de suas linhas e na poética de suas formas, indissociavelmente ligadas às transformações do país neste último século.
Uma história indissociavelmente ligada às transformações do país neste último século.
No documentário, o arquiteto conta de forma descontraída como concebeu seus principais projetos. Mostra como revolucionou a arquitetura moderna, com a introdução da linha curva e a exploração de novas possibilidades de utilização do concreto armado.
Fala também sobre sua vida, seu ideal de uma sociedade mais justa e de questões metafísicas como a insignificância do homem diante do universo.
O filme traz, ainda, depoimentos de personalidades como os escritores José Saramago, Eduardo Galeano e Carlos Heitor Cony, o poeta Ferreira Gullar, o historiador Eric Hobsbawn, o cineasta Nelson Pereira dos Santos, o ex-presidente de Portugal Mário Soares e o compositor Chico Buarque.
Diretor: Fabiano Piraino Maciel. Duração: 90 min. Classificação: Livre.
Horários alternativos: 6 de dezembro, quarta-feira, às 01h15 e às 15h15; 07 de dezembro, sábado, às 09h15; 10 de dezembro, domingo, às 00h.
Pode ser assistido no CurtaOn – Clube de Documentários, no Prime Video Channels – da Amazon -, na Claro TV+ e no site oficial da plataforma.