Especialista dá sete dicas para evitar a desidratação no Carnaval

A médica endocrinologista do Sabin, Thaisa Trujilho, destaca que a hidratação adequada é essencial para manter a homeostase corporal e prevenir complicações para a saúde. Foto: Freepik / Divulgação
Compartilhe

Com a chegada do Carnaval e os blocos já tomando conta das ruas, a hidratação adequada se torna essencial para quem deseja aproveitar a folia sem correr riscos. O clima quente e úmido deste início de ano no Amazonas pode intensificar a perda de líquidos do corpo, aumentando as chances de desidratação. A condição ocorre quando o organismo elimina água por meio da respiração, do suor e da urina, podendo ser classificada como leve, moderada ou grave.

 

Nas duas primeiras situações, o indivíduo pode apresentar sede intensa, boca e pele seca, tontura, dor de cabeça e cansaço. Já no caso mais grave, podem ocorrer febre baixa, olhos fundos, delírio, irritabilidade, confusão mental, queda da pressão arterial e redução do débito cardíaco, que corresponde ao volume de sangue impulsionado para o sistema circulatório em um minuto.

 

A médica endocrinologista do Sabin Diagnóstico e Saúde, Thaisa Trujilho, destaca que a hidratação adequada durante períodos de calor e alta umidade é essencial para manter a homeostase corporal (ou seja, o estado de estabilidade do organismo) e prevenir complicações. “A desidratação pode aumentar a sobrecarga física, agravando-se em situações de exercício intenso e exposição prolongada ao sol, como no Carnaval. Isso ocorre porque a desidratação compromete a termorregulação, levando a um aumento da temperatura central do corpo e a distúrbios eletrolíticos”, esclarece.

 

Para evitar esse quadro, a especialista dá sete dicas essenciais para garantir a hidratação, manter o bom desempenho físico e prevenir complicações durante a folia e o calor intenso. Confira!

 

 

 

1. Água sempre por perto – Beba água regularmente, mesmo sem sede. O ideal é ingerir, pelo menos, 200-300 ml a cada hora, principalmente se estiver exposto ao sol ou dançando muito.

 

2. Se ingerir álcool, intercale com água – Se for consumir bebidas alcoólicas, alterne com um copo de água para minimizar os efeitos da desidratação.

 

3. Água de coco e isotônicos – São ótimas opções para repor eletrólitos, especialmente se estiver suando muito.

 

4. Evite bebidas muito açucaradas – Refrigerantes e sucos artificiais podem aumentar a desidratação e não repõem os sais minerais perdidos.

 

5. Alimentação leve e hidratante – Consuma frutas ricas em água, como melancia, abacaxi e laranja, além de refeições leves para evitar sobrecarga digestiva.

 

6. Use roupas leves e protetor solar – O calor excessivo pode aumentar a perda de líquidos. Roupas frescas e protetor solar ajudam a minimizar o risco de desidratação.

 

7. Fique atento aos sinais de desidratação – Boca seca, tontura, cansaço extremo e dor de cabeça são sinais de alerta. Se sentir isso, pare um pouco, busque sombra e hidrate-se imediatamente.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais