Estado de Emergência é prorrogado por mais 180 dias em Manaus

Reprodução: Internet
Compartilhe

A Prefeitura de Manaus publicou o Decreto nº 5.124, na edição do Diário Oficial do Município desta quarta-feira, 11/8, estendendo o Estado de Emergência em razão da Covid-19 por mais 180 dias. A prorrogação da situação anormal foi tomada considerando que, no Brasil, o cenário epidemiológico ainda sinaliza situação pandêmica pelo novo coronavírus e que a cobertura vacinal no país, no Estado e no município, ainda não alcançou o percentual desejável de pessoas imunizadas.

De acordo com a titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shadia Fraxe, a decisão visa assegurar uma maior proteção para a população manauara. “Temos a obrigação de zelar pela segurança da nossa população. Nos últimos meses, avançamos muito no processo de imunização em Manaus. Mais de 1,2 milhão de pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, porém ainda estamos em processo de vacinação de segunda dose e sabemos que apenas o esquema vacinal completo garante a imunização. Essa decisão de estender o Estado de Emergência será fundamental para que possamos seguir combatendo essa doença e minimizando os danos causados pela pandemia”, enfatizou.

Conforme o decreto, fica autorizada a Semsa a adotar as medidas necessárias ao controle da pandemia, como a constituir o grupo gestor da Sala de Situação de Vigilância em Saúde para o enfrentamento da pandemia por meio de portaria específica; planejar, organizar, coordenar e controlar medidas a serem empregadas durante a situação de anormalidade nos termos e diretrizes fixadas pelo Ministério da Saúde; e adotar os meios necessários para implantação do Plano Operativo para a Pandemia do Coronavírus, bem como outros planos e ações que venham a ser proposto para atendimento do disposto no decreto.

A publicação considera o teor do Relatório Técnico subscrito pelo Secretário Executivo de Proteção e Defesa Civil, acolhido pelo Secretário Municipal Chefe da Casa Militar, e o Despacho favorável do Procurador Geral do Município (PGM) à Decretação de Emergência em Saúde Pública, ante a pandemia do novo coronavírus.

Vacinação

Para avançar mais na vacinação, a Prefeitura de Manaus dá início nesta sexta-feira, 13/8, à imunização contra a Covid-19 dos adolescentes de 12 a 17 anos, em 44 pontos de atendimento na cidade. Serão atendidos, inicialmente, os portadores de comorbidades, os que têm deficiência permanente, as gestantes e puérperas, e, a partir de sábado, 14/8, os demais jovens incluídos na faixa etária.

Manaus é uma das primeiras cidades a iniciar a vacinação de menores de 18 anos. Para receber essa população específica, estimada em 237 mil pessoas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) preparou 44 pontos de atendimento para a sexta-feira e 50 pontos para o sábado. Na sexta, funcionam quatro locais estratégicos de grande fluxo – Shopping Phelippe Daou e Studio 5, com postos apenas para pedestres, o Sesi e Sambódromo, para pedestres e drive thru – duas escolas da rede pública e 38 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). No sábado, além desses, estarão operando mais quatro UBSs, uma escola pública e o Centro de Convenções Vasco Vasques.

Todos os pontos estarão abertos das 9h às 17h, e em todos eles também serão atendidos os maiores de 18 anos que ainda não se vacinaram com a primeira dose e aqueles que já estão prontos para completar o esquema vacinal com a segunda dose. A relação completa dos locais de atendimento está disponível nas redes sociais da Semsa (@semsamanaus, no Instagram, e Semsa Manaus no Facebook) e no site da Semsa, com acesso pelo link https://semsa.manaus.am.gov.br/noticia/locais-de-vacinacao-covid-19/, atualizado diariamente.

 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais