A Infraero fará, por intermédio do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a doação de 174 obras de arte para museus brasileiros. São pinturas, gravuras e esculturas pertencentes ao patrimônio daquela empresa pública que estavam em aeroportos localizados em diferentes pontos do território nacional.
A empresa buscou o auxílio técnico do Ibram, visando definir a melhor destinação dos bens culturais. O Acordo de Cooperação foi iniciado em junho de 2019, mas em razão da pandemia do Covid 19, o cronograma de execução do Plano de Trabalho foi ajustado e prorrogado até janeiro de 2022.
A Infraero identificou e catalogou os itens a serem doados, com instruções fornecidas pelos técnicos do Ibram e este ficou responsável pela organização da estratégia de doação aos museus brasileiros mediante consulta pública.
Os museus interessados deverão estar formalmente instituídos, possuir Registro de Museus e dever-se-ão manifestar por meio do preenchimento do formulário, indicando quais os itens de interesse e enviando-o para o e-mail: [email protected] no período de 5 a 20 de abril de 2021.
A lista de bens culturais ofertados está disponível aqui e saiba como solicitar o Registro de Museus em https://renim.museus.gov.br/registro-de-museus/.
Caso uma obra seja requisitada por mais de um museu, a ordem de chegada dos formulários com a manifestação de interesse será considerada como critério de desempate e preferência de escolha. Ao final do processo, será confeccionado um termo de doação de acervo cultural celebrado pelas partes envolvidas (Infraero-Museu) e os custos financeiros relativos à transferência/transporte do bem cultural serão de responsabilidade do museu selecionado.
As solicitações serão analisadas pelo Ibram e o resultado será divulgado na primeira quinzena de maio. Para mais informações ou dúvidas, entrar em contato com a Coordenação de Acervo Museológico (Camus/Ibram) pelos e-mails: [email protected] ou [email protected]