Presidente da Assembléia do AM pede diálogo com Governo Bolsonaro sobre Decreto do IPI

Dep.Roberto Cidade defende manutenção do diálogo com Governo Federal antes de medidas judiciais Foto: Danilo Mello
Compartilhe

As lideranças do Amazonas continuam tendo ideias distintas para o enfrentamente da crise criada pelo Decreto 10.979/22 que reduz em 25% a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e que afeta, diretamente, a competitividade da Zona Franca de Manaus (ZFM). Enquanto o Governador Wilson Lima e o Prefeito David Almeida divulgaram que é hora de ir ao Supremo para reverter o decreto, autoridades como o presidente da Federação das Industrias do Amazonas (Fieam) Antonio Silva e o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB) se posicionam por tentar dialogar com o Governo.

Nesta quarta-feira (20/04), Cidade  falou da a preocupação com o Decreto e suas consequências. “Mais de 80% da economia do Estado gira em torno desse modelo econômico, a ZFM é a nossa maior matriz econômica. Conversei ontem com o governador Wilson Lima e ele me falou que está tratando com o Governo Federal e tentando um diálogo para que o decreto seja revisto. Esse decreto tem um prazo para começar a valer, que é o dia 1º de maio, e depois desse prazo, se não houver revisão da excepcionalidade da Zona Franca, terão que ser adotadas as vias legais. Se não houver revisão do decreto será necessário impetrar a Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade). Antes disso, acredito que temos que ir pelo diálogo”, afirmou.

Para o presidente da Aleam, é importante que o diálogo entre o Governo do Amazonas e o Governo Federal seja exaurido antes que as medidas legais sejam adotadas. “O presidente se comprometeu com o estado do Amazonas, em reunião com o governador e com representantes da bancada federal que iria rever, que iria manter a excepcionalidade para os produtos originários do Polo Industrial de Manaus. Acredito que temos que ter um pouco mais de paciência e aguardar a manifestação do presidente Jair Bolsonaro e do ministro Paulo Guedes, mas esse prazo é até a data limite que vai passar a valer o decreto”, opinou.

 

Publicação do novo decreto

No último dia 14 foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), o Decreto no 11.047/22, que promove consolidação no corte de 25% das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). A medida se deu para que a redução do governo fosse atrelada à nova versão da Tabela de Incidência dos Produtos Industrializados (TIPI), que entra em vigor no próximo dia 1º/5.

Desta forma, o instrumento revogou o Decreto 10.979/22, que inicialmente fez o corte de IPI e estava vinculado à versão anterior da TIPI.

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais