Planalto diz ao STF que perdão de Daniel Silveira é constitucional

Foto: Paulo Sérgio/ Câmara dos Deputados
Compartilhe

A Advocacia Geral da União (AGU) enviou, nesta terça-feira (10/05), uma manifestação ao Supremo Tribunal Federal (STF) e alega que a graça concedida pelo presidente Jair Bolsonaro ao deputado federal Daniel Silveira é constitucional.

No texto, o governo afirma “Tendo em vista que o Decreto Presidencial de 21 de abril de 2022 observou todos os parâmetros que lhe foram impostos pelo poder constituinte originário, não tratando de crimes vedados pela Constituição, entende-se que tal ato não padece de inconstitucionalidade, não havendo qualquer violação à direito fundamental”.

O deputado do PTB-RJ foi condenado pelo STF a oito anos e nove meses de prisão em regime fechado por incitar ações antidemocráticas e ataques a ministros e instituições, além da perda do mandato e suspensão dos direitos políticos.

No dia seguinte, Bolsonaro concedeu o indulto da graça, uma espécie de perdão da pena, que impede sua execução mas não extingue o crime. A ministra Rosa Weber, relatora de ações que questionam a legalidade da graça, ordenou que o mandatário justificasse ao Supremo em um prazo de 10 dias e determinou mais cinco dias para que Advocacia-Geral da União (AGU) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) também se manifestassem. Weber ainda destacou que o processo teria “especial significado para a ordem social e a segurança jurídica”.

“O indulto é uma ferramenta que se amoldada ao modelo de freios e contrapesos como tantos outros instrumentos presentes na Constituição brasileira e em outros estados democráticos de direito. Sua concessão, por conseguinte, não revela crise entre os poderes, mas mera oposição tipicamente constitucional”, diz o documento da União.

 

Voce pode gostar também!

Conheça meus serviços

É um serviço especializado realizado por mim Jornalista Marcela Rosa , especialista em telejornalismo e produção de vídeos e textos para vídeos e TV, Na minha mentoria on line eu vou te orientar de forma individualizada nos seus trabalhos de vídeo ou ainda de textos para TV ou internet.

Saiba mais

Nas Redes Sociais, como jornalista,eu atuo de uma forma diferenciada. Na verdade, uso a minha imagem e o meu texto (fala) como “referência” digital para produtos e serviços que coadunam com meu perfil de mulher adulta, mãe e profissional da comunicação.

Saiba mais

O Cerimonial de uma jornalista busca sempre aliar competência e credibilidade com a imagem e a voz que vão representar empresas e organizações.

Saiba mais

O meu maior Knowhow é sem dúvida a produção, redação e apresentação de vídeos jornalísticos. E todo este conhecimento é reproduzido nas propostas institucionais.

Saiba mais